quinta-feira, agosto 14, 2008

Percepção atitudes e diferenças individuais.

O indivíduo possui um conjunto de atributos, os quais podem ser vistos de maneiras adversas. A isto se dá o nome de personalidade que pode ser vista como uma boa ou má.
As pessoas adquirem estas características que as definem por diversos meios, com a criação, a religião, mas é importante salientar que a personalidade de um indivíduo é formada durante a vida inteira do mesmo, sendo assim ela é mutável, de acordo com as situações a que este indivíduo se expõe, e também de acordo com a sua percepção das situações.
Sobre as percepções, os indivíduos tendem a ver muito superficialmente, sem reparar as vezes que o cenário inteiro faz parte de um todo, e também costumam, por exemplo, completar frases, ou figuras, como se já conhecessem os mesmos. Estes eventos são diferentemente percebidos por pessoas de diferentes ambientes culturais.
Por vezes associamos pessoas a certos estereótipos, os quais se formam devido a um prejulgamento que fazemos ligando certas características de pessoas que conhecemos anteriormente, às vezes estes julgamentos são errôneos, pois como dito anteriormente as pessoas agem de acordo com as situações a que enfrentam. De acordo com a nossa percepção, lidamos com as situações e os julgamentos, se uma pessoa não consegue fazer algo, nem sempre é por preguiça, mas as vezes pode ser por falta de talento ou aptidão. Porém as características pessoas de cada indivíduo podem influenciar no desempenho das pessoas.
A atitude é um fator determinante no comportamento do indivíduo, de acordo com um estímulo negativo ou positivo, uma pessoa pode ser influenciada a tomar uma decisão. De acordo com a intensidade da influencia que a atitude exerce sobre a pessoa, seria ou não possível reeduca-la, obtendo assim uma mudança de atitude.
Antes de tomar uma decisão é necessário que a pessoa tenha uma abrangente percepção, de todos os fatores que envolvem a decisão em pauta, ou seja, deve perceber, interpretar e organizar todas as informações possíveis do meio ambiente. As tomadas de decisões são fortemente influenciadas por valores, crenças ou religiões, competência, metas e também personalidade.Para tomarmos uma decisão ou fazermos uma escolha, somos influenciados pelas pessoas envolvidas, portanto não observamos simplesmente o que é certo ou errado, e sim o que vão achar certo, o quanto e a quantidade de pessoas que vão de beneficiar com nossas decisões, cabe a nós nos policiarmos e testarmos nossas percepções, julgamentos, as diferenças individuais, enfim o cenário total, como um modo de organizar e selecionar tudo que tem um significado, para tomarmos uma atitude

2 comentários:

Anônimo disse...

Visão palpitante neste blogue, postagens assim realção ao indivíduo que visitar neste blogue :)
Entrega muito mais do teu espaço, a todos os teus seguidores.

Anônimo disse...

Olá bonita este blogue parece bem desenvolvido.........Boa pinta :/
Gostei muito Continua assim !!