sábado, agosto 14, 2010

O que você quer do seu namoro?

Acordos economizam uma boa dose de desentendimentos e mágoas
Cada um de nós tem mais ou menos formatado o que significa um namoro, como ele começa e as bases "óbvias" em que ele deve se desenrolar.


Gostamos de imaginar que a pessoa por quem nos afeiçoamos pensa o namoro como nós pensamos. As relações, de um modo geral, vem carregadas de regras. E na maior parte das vezes, essas regras ou acordos são implícitos, não é costume falar a respeito.


Qual é o usual, o que estamos acostumados a esperar de um namoro? Veja se isso lhe é familiar:


Quero que meu namorado seja atencioso, carinhoso
Quero que minha namorada seja fiel, que não olhe para ninguém com segundas intenções
Quero que ele seja romântico na medida certa
Espero que ela respeite minha individualidade
Tomara que ele goste de ficar em casa

E o que acontece tantas vezes?


Ele esquece do encontro
Ela é "simpática demais" com um amigo da turma
Nem sempre o celular está carregado
Neste fim de semana ele "prefere" sair com os amigos

Pode parecer um tanto pragmático fazer acordos, mas os acordos economizam uma boa dose de desentendimentos e de mágoas, além de promover um compromisso consigo mesmo na relação. Quando os acordos são explícitos o casal passa a se conhecer melhor e a aprofundar os diálogos"Quando os acordos são explícitos o casal passa a se conhecer melhor e a aprofundar os diálogos" , permitindo assim que um conheça melhor o outro e, muito importante, a si mesmo!


Isso não significa que mesmo que sejam explícitos os acordos não possam ser rompidos ou reavaliados. Por isso é importante analisar sem hipocrisia se você é capaz de cumprir um acordo, se o que você propõe ao outro está dentro dos limites possíveis. O que você quer de seu parceiro? Garantias de que ele será seu principe encantado, sua deusa infalível? Você está realmente apto a dar aquilo que exige? Sinceramente? Honestamente?

Nenhum comentário: