terça-feira, março 01, 2011

Três minerais essenciais que atuam na saúde e na beleza

Entenda como agem os minerais cromo, fósforo e cobre
Rosana Faria de Freitas

Antes de marcar o próximo almoço com as amigas, talvez tenha que repensar o cardápio. Segundo u
ma pesquisa realizada pela USP e pela Unifesp com 2.420 mulheres, o prato da brasileira anda deixando a desejar: 80% têm carência de magnésio, 40% de zinco, selênio e cobre, 30% de fósforo, para citar alguns exemplos.
Não é para menos. Consumimos, na pressa, alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes. O resultado? falta de energia, cabelo sem brilho, memória deixando a desejar.

Veja abaixo três minerais essenciais para a sua saúde, as consequências de não consumí-los e como garantir o espaço deles no cardápio:

Cromo
· Controla a compulsão por doces, metaboliza carboidratos e produz energia
· O que a carência provoca: diabetes, aumento do colesterol ruim (LDL) e diminuição do bom (HDL), hipertensão, arritmias e obesidade
· Onde encontrar e quanto consumir: 2 fatias de pão integral, 3/4 de xícara de cereais, 2 fatias médias de queijo de minas, 1 ameixa, 2 nozes ou 4 unidades de cogumelos
Fósforo
· Melhora sua disposição, rapidez de raciocínio e memória
· O que a carência provoca: fadiga, câimbras, dores musculares, dificuldade de concentração e outros problemas como a taquicardia
· Onde encontrar e quanto consumir: 1 colher de sopa de semente de abóbora, 2 colheres de sopa de soja, 3/4 de xícara de cereais integrais, 2 amêndoas, nozes, ou castanha-do-pará, 1 ovo
Cobre
· Indispensável para você ter cabelo de comercial de xampu. "Tem papel na luta contra infecções e na integridade de ossos", diz Cíntia Pettinati, nutricionista pós-graduada em nutrição esportiva pela Universidade Federal de São Paulo.
· O que a carência provoca: anemia, fadiga, problemas ósseos e diminuição das defesas do próprio corpo contra as infecções.
· Onde encontrar e quanto consumir: 1 ameixa, 1 pera, 1 punhado de frutas secas, 30 gramas de chocolate amargo, 3/4 de xícara de cereais integrais, 150 gramas de frutos do mar.

Nenhum comentário: